Vou explicar melhor: TODOS OS DIAS um ser humano saudável produz uma quantidade x de radicais livres (possíveis causadores de doenças), pelo simples fato de respirarmos! Sim pois a geração de radicais livres é resultado do metabolismo de todas células de nosso organismo, proveniente da respiração celular (do oxigênio que entra na célula) é como respirar, quando expiramos colocamos gás carbônico para fora dos pulmões, um resultado da nossa utilização de oxigênio. Assim faz a célula que utiliza oxigênio e tem como produtos dessa utilização os radicias livres ou espécies reativas de oxigênio.
INEVITÁVEL, NÃO ADIANTA TRANCAR A RESPIRAÇÃO!
Em indivíduos doentes já foi observado em alguns estudos que esses níveis de radicais livres são muito maiores. Mas ao passo que são gerados os radicais livres o nosso organismo também tem uma LINHA DE DEFESA, os antioxidantes que aplacam essa geração de radicais livres. Temos antioxidantes endógenos (produzidos pelo proprio organismo) e exógenos (que dependem de algum nutriente ou substância para serem formados).
São sobre estes pilares que se embasam as teorias ortomoleculares, eles afirmam que adequando ou fornecendo quantidades maiores ou ideais de nutrientes, vitaminas e minerais o organismo não vai gerar radicais livres ou teremos um melhor sistema antioxidante. Estudiosos afirmam que é mito e alguns estudos comprovam que excessos de qualquer nutriente podem ter consequências graves.
A verdade é que se não há carência nutricional de qualquer tipo de vitamina ou mineral, NÃO É PRECISO suplementar, e que não adianta NADA fornecer quantidades acima das RDI'S (recomendações diárias) pois diversos estudos apontam que o organismo simplesmente "descarta" vitaminas e minerais em excesso e pode inclusive gerar mais radicias livres. É o caso da vitamina C, que tem efeito pró oxidante (produz radicais livres) quando em grandes quantidades.
O fato é que se deve evitar as CAUSAS da geração de radicais livres em excesso como: fumo, uso de álcool, exposição indiscriminada e irresponsável ao sol, stress, alimentação rica em frituras, gordura saturada, doces demais, exercícios menos de 3x por semana (aumentam a geração de radicais livres pois não permitem tempo para o condicionamento físico, ou seja, o organismo precisa de tempo para se adaptar por isso PRECISA SER 3x por semana...se vai ser atleta de fim de semana é melhor ficar em casa dormindo)
Não vá querer fazer tudo isso e depois tentar amenizar com suplementação, isso só vai piorar.
O melhor é: ALIMENTAÇÃO saudável (prato colorido), boas noites de sono, adequada ingesta de água e diminuir o ritmo.
Carolina C. Simon
Referências
http://www.crn8.org.br/midia/2011/fevereiro/019.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_ortomolecular