Resolvi repaginar meu blog, que depois de muito tempo desativado vai ganhar um pouco de vida.
Vou utilizar este espaço para falar sobre assuntos relativos a alimentação infantil, comportamento, educação. Tudo assim, com esse meu jeito peculiar e gaúcho de ser!
Aqui vou dividir minhas experiências com vocês, desmistificar a nutrição infantil e dar dicas, receitas, responder questionamentos! Lembro que consultas pela internet, dietas prontas, avaliação nutricional via internet não serão dadas! Não me peçam para ser antiética please!
A Nutrição hoje está em alta, no bom e no mau sentido, falo no mau sentido pois vemos a cada dia uma blogueira nova com dicas absurdas e "sugestões de cardápio", porém sem formação acadêmica e nenhum embasamento científico. Num mundo onde "qualquer um" pode falar sobre qualquer assunto com pseudoconhecimento de causa, nós nutricionistas temos que lidar com essa concorrência e lutamos bravamente pela Ciência da Nutrição. Mais do que um blog, esse espaço será destinado a postagens e conhecimentos baseados em estudos científicos, não em modismo, tendências e achismos.
Sou Nutricionista graduada pelo Unilasalle em Canoas/RS e atuei em diferentes áreas antes de me encontrar profissionalmente. A área Clínica, a geriátrica e UAN fizeram parte das minhas experiências profissionais. Mas foi na Nutrição Infantil que encontrei meu norte.
Iniciei meu trabalho em uma Escola de Educação Infantil de Canoas e lá posso dizer que desenvolvi um trabalho que me acrescentou como profissional e ser humano. Tive liberdade para realizar um trabalho baseado na Educação Nutricional, englobando pais, professores e toda equipe da escola. Contei com a ajuda e estímulo de pessoas que realmente acreditam na importância da Nutrição!
Trabalhar com crianças é missão difícil, porém extremamente satisfatória. Foi nessa jornada de descobertas que resolvi mergulhar mais a fundo nessa área, fazendo minha especialização em Pediatria Geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, lá trabalhei na Emergência Pediátrica e Obstetrícia.
Atualmente vivo em Londres, sou pós-graduanda em Gestão em Saúde Pública e estou mergulhando de cabeça nas experiências vividas aqui. Sei que tenho uma longa jornada pela frente para me estabelecer como nutricionista aqui na terra da rainha, e, com certeza essa jornada será compartilhada com vocês!
Sejam Bem vindos!
4 comentários:
Oi Carol....
Moro no Brasil e sou mãe a Isadora de 9 meses, amamento ainda, e estou com muita dificuldade de engordar. Estou 5kg abaixo do meu peso e não tô feliz!!!! Já estou tratando con nutricionista aqui a 2 meses e não tive retorno satisfatório.
Obrigado bj
Adorei Carol!!!!
Vanessa, temos no teu caso uma situação onde precisamos adequar o consumo de energia, mas com os alimentos certos. Durante a lactação, o aumento do gasto energético está relacionado ao custo adicional necessário para a produção de leite. Ou seja, além do gasto calórico do teu corpo tu tem uma necessidade de mais ou menos 500 kcal por dia para manter teu peso. Tu podes conversar novamente com tua nutricionista e relatar tua insatisfação pra que ela faca os ajustes necessários.
Fazer uma alimentação fracionada em 6 vezes/dia, para garantir níveis glicêmicos constantes e nutrientes;
Recomendações:
- Ingerir de 3 a 4 litros de água/dia;
- Aumentar a ingestão de verduras, legumes e frutas;
- Consumir alimentos fonte de ferro (carne e vegetais folhosos verde-escuro), alimentos fonte de cálcio (sardinha, salmão, brócolis, couve, semente de gergelim, amêndoa), e fonte de ácido fólico (peixes, brócolis, tomate, acelga, couve, rúcula);
- Consumir cereais integrais;
- Não consumir bebidas alcoólicas, nem fumar;
- Evitar o consumo de alimentos estimulantes, como café e alguns tipos de chá;
- Não consumir adoçantes
Espero ter ajudado´!
Pri Saudades!
Postar um comentário